ANFACER TEM AGENDA COM MINISTROS DO GOVERNO TEMER
- rodrigo883
- 17 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

A ANFACER cumpriu agenda em Brasília nesta semana com ministros do governo Michel Temer para tratar de temas de interesse do setor cerâmico. A pauta do Superintendente, Antonio Carlos Kieling, tinha como foco a discussão de medidas para estimular a retomada de crescimento da indústria da construção civil e ações alinhadas à estratégia do setor cerâmico, dos próximos anos, que é focar no mercado externo, construindo uma cultura de exportação sustentável. No encontro da ANFACER com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, foi apresentado o primeiro programa social da gestão Temer. A iniciativa intitulada de Cheque Reforma prevê liberação de crédito para famílias com renda de até três salários mínimos para a compra de materiais de construção para reforma de moradias diminuindo o déficit de qualidade habitacional. Nesse encontro, o Superintendente da ANFACER esteve acompanhado dos presidentes da Anamaco, Abrafati e Abramat.

Na agenda com o ministro da Indústria e Comércio, Marcos Pereira, a discussão foi concentrada nos temas ligados ao mercado internacional. Foi debatido o Programa Reintegra, que prevê a devolução de crédito aos exportadores, importante instrumento de competitividade para o incremento das exportações. Outro item da pauta foi medidas de simplificação e desburocratização dos processos orientados ao mercado externo, logística e entraves portuários. Igualmente, foi abordado o programa de convergência regulatória com os Estados Unidos.

Na pauta com o Ministro das Relações Exteriores, José Serra, a agenda foi estratégica. Foram tratados temas como o câmbio, financiamento das exportações, seguro, competitividade e infraestrutura, bem como o programa setorial de exportação e o aumento esperado pelo setor cerâmico das vendas externas na tentativa de compensar a queda do mercado interno. Na conversa com Serra, além da ANFACER estavam presentes os Presidentes da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil) - José Agusto de Castro da qual o Superintendente Antonio Carlos Kieling é diretor; o Diretor da Fiat Chrysler Automóveis do Brasil - Antonio Martins Mello; e Presidente da CNI - Robson Braga de Andrade.
Comments