ANFACER PARTICIPA DO WORLD CERAMIC TILES FORUM REALIZADO NA INDIA
- rodrigo883
- 2 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

A ANFACER, representada por Antonio Carlos Kieling (superintendente) e Michael Rumpf Gail (vice presidente), participou do 23º Fórum Mundial dos Fabricantes de Cerâmica (World Ceramic Tiles Forum - WCTF), organizado pelo Conselho Indiano de Cerâmicas e Sanitária (ICCTAS) que aconteceu em Nova Dheli, na India, entre os dias 16 e 19 de novembro.
Desde 1994, o WCTF reúne anualmente fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo todo com objetivo de discutir os parâmetros globais de produção e consumo de revestimentos cerâmico, estatísticas do setor, questões de sustentabilidade e desempenho ambiental. Além do Brasil, participaram também profissionais de outros países como, por exemplo, Alemanha, China, Índia, Israel, Itália, Japão, Espanha, Turquia, Ucrânia, EUA e da Associação Europeia de Fabricantes de Cerâmica (CET).
Renaud Batier, diretor da Cerame Unie, apresentou as principais barreiras tarifárias e não tarifárias que impactam o setor. Renaud falou também sobre a mudança dos códigos aduaneiros, denominado oficialmente como Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias (SH), que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2017.
Seguindo a programação, cada país participante exibiu um panorama sobre sua economia e desempenho do setor cerâmico local. O Brasil apresentou dados da indústria cerâmica e da construção, números de exportações, questões energéticas e os desafios futuros como outros usos e aplicações de peças cerâmicas, incorporar novas tecnologias e assegurar a prática do comércio justo.
Outra pauta desta edição foi a atualização das normas técnicas aprovada pela comissão da ISO TC 189, que entrarão em vigor em 2017. Uma das resoluções consentidas foi a alteração do método de teste padrão para determinar o nível de absorção de água pelos revestimentos de cerâmica. Além da introdução de requisitos dimensionais e nivelamento da superfície para produtos retificados.
Comentários